Mas afinal, você sabe o que é um ERP e qual a sua importância para o varejo? Leia e entenda!

Um ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema de software que integra todos os processos de negócios de uma empresa em um único sistema(Gestão de estoque, Gestão de compras, Gestão de pessoas, Gestão Fiscal, Vendas, faturamento e por aí vai). É usado para ajudar a melhorar a eficiência e a produtividade de uma empresa, permitindo que os processos sejam executados de forma mais eficiente.

A importância do ERP para o varejo é enorme, pois permite que as empresas gerenciem melhor seus processos, otimizem suas operações e melhorem seus resultados. O ERP também ajuda a reduzir custos, aumentar a produtividade e melhorar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

Implantar um ERP no supermercado ou em qualquer empresa varejista oferece muitas vantagens, entre elas:

1. Melhoria da produtividade: O ERP ajuda a otimizar os processos da empresa, permitindo que os colaboradores trabalhem mais eficientemente e aumentem a produtividade, tornando mais fácil e assertivo as tomadas de decisões dos diretores.

2. Redução de custos: O ERP permite que as empresas reduzam os custos de operação, pois ajuda a eliminar processos desnecessários e a automatizar processos repetitivos.

3. Maior controle de estoque: O ERP ajuda a melhorar o controle de estoque, permitindo que os supermercados saibam exatamente o que está em estoque e quando precisam reabastecer.

4. Otimização de processos: O ERP permite que os processos sejam automatizados, o que reduz o tempo gasto em tarefas manuais e aumenta a eficiência.

5. Melhoria na gestão de informações: O ERP permite que todas as informações do supermercado sejam armazenadas em um único lugar, o que facilita a busca e a análise de dados.

5. Processo de vendas mais rápido e seguro: O ERP dispõe de um PDV/Frente de Caixa robusto e seguro, que integrado ao TEF, impressora e pinpad, permite ao supermercado ter um grande número de vendas por hora, dia, semana ou mês. Isso muito útil e indispensável para varejistas que faturam a cima de R$ 100.000,00 por mês.

Fui claro até aqui? Lhe expliquei o que significa um ERP e citei algumas vantagens que ele oferece para o varejo em geral.

Agora que você já sabe o que é um SISTEMA ERP e qual a sua importância para o varejo, provavelmente deseja implementar um na sua empresa, estou correto?

Vão com calma! Antes disso, eu sugiro você continua a leitura para que possa se aprofundar ainda mais no assunto e diminua suas chances de ter dores de cabeça com a implantação de sistemas ERP locais e de baixa qualidade. (Como dizia minha vó: O barato pode sair caro).

Sendo assim, vou listar 5 dicas que você precisa seguir antes de implantar um ERP na sua loja loja:

1. Defina seus objetivos: Antes de começar a procurar por um sistema ERP, é importante definir quais são os objetivos da sua loja. Isso ajudará a determinar qual sistema ERP é o mais adequado para suas necessidades.

2. Avalie as opções: Existem muitas opções de sistemas ERP disponíveis no mercado. É importante avaliar todas as opções para encontrar o sistema que melhor atende às suas necessidades. (Lembre-se do que minha vó falava)

3. Faça uma pesquisa de mercado: É importante fazer uma pesquisa de mercado para entender melhor as opções disponíveis e as vantagens e desvantagens de cada sistema, eu sugiro priorizar os sistemas com funcionamento em nuvem. Isso te ajuda a diminuir custos de implantação e melhorar a sua usabilidade.

4. Escolha um sistema: Depois de avaliar todas as opções, é hora de escolher o sistema ERP que melhor atende às suas necessidades. (Posso lhe ajudar com isso, pois conheço um muito bom)

5. Implemente o sistema: Depois de escolher o sistema ERP, é hora de implementá-lo na sua loja. Isso pode incluir a contratação de um especialista para ajudar com a configuração e implantação. (Algumas empresas que fornecem o sistema, já possuem equipes de implantação e suporte para fazer esse serviço sem te dar dor de cabeça).

6. Treine seus funcionários: Depois de implantar o sistema ERP, é importante treinar os funcionários para que eles saibam como usar o sistema corretamente. (A mesma observação do ponto supracitado).

7. Monitorar o sistema: Por fim, é importante monitorar o sistema para garantir que ele esteja funcionando corretamente. Isso ajudará a garantir que o sistema ERP esteja sempre atualizado e funcionando da melhor maneira possível. (Lembra que no ponto 3 eu sugeri um sistema em nuvem? Exatamente porque ele permite que você acesse de qualquer lugar do mundo, bastando ter acesso a internet).

Estão curtindo a leitura até aqui? Se a resposta foi sim, então vou continuar escrevendo…

Agora é a parte mais importante e que me requer ainda mais responsabilidade para escrever para vocês que são meus clientes, amigos e leitores. Eu irei indicar uma empresa que conheço para vocês: A GETWAY AUTOMAÇÃO COMERCIAL!

Eu já utilizei os sistemas GETWAY quando trabalhava em Supermercados e isso me fez lembrar deles hoje enquanto escrevia esse artigo.

Foto: Diretores da GETWAY.(https://getway.com.br/empresa/)

Entrei no site deles para pegar algumas informações para vocês. Vejam esses senhores de cabeça branca, isso não é outra coisa… chama-se experiência! Além deles, toda a equipe possui anos e anos de expertise com tecnologia para o varejo.

História da GETWAY (Copiado na integra do site da mesma)

Especializada em automação comercial para gestão, a GETWAY, desde 1991 no mercado, desenvolvendo e implantando, com sucesso, soluções tecnológicas para a otimização de processos, gerindo informações e melhorando a produtividade de seus clientes.

Ousada desde o nascimento, a GETWAY é fruto do espírito empreendedor de três colaboradores de uma multinacional da informática. Alicerçados em uma experiência de anos na criação de software de controles administrativos e produtivos, bem como no gerenciamento de CPDs, fundaram a “Gateway Consultoria e Sistemas”.

Em 1993, com a chegada de mais um empreendedor sintonizado com o avanço da automação comercial que se iniciava no país, o quadro de sócios ficou completo, mudando o nome para GETWAY. A partir de 1995, com base em um estudo de mercado e as obrigatoriedades estabelecidas ao varejo, bem como a necessidade da utilização das impressoras fiscais, o foco da jovem empresa voltou-se ao desenvolvimento de produtos direcionados exclusivamente ao varejo. Foi assim que chegou ao mercado o Dealer, software desenvolvido em Clipper, cujo sucesso se deu pela utilização de ferramentas até então desconhecidas pelos desenvolvedores da época.

Em 2001, com o advento e popularização dos Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBDs) relacionais foi iniciado o desenvolvimento voltado para um produto totalmente orientado a objetos, modular, utilizando tecnologia em camadas. Chega ao mercado o ERP para o varejo Profit, outro grande sucesso, responsável por uma administração de êxito em estabelecimentos comerciais de diferentes portes.

Visando a melhoria continua e sempre buscando inovações, em 2014, foi idealizado o sistema Sambanet, que opera com conceito de computação em nuvem. O armazenamento de seus dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas ou equipamentos de armazenamento.

Hoje, com clientes por todo o Brasil, a GETWAY já é uma referência de mercado em automação comercial, construindo alianças importantes com fabricantes, escritórios contábeis, consultorias, atacadistas, distribuidores e rede de lojas independentes.

Contudo, para não ficarmos apenas com “histórias”, vou listar aqui algumas das principais vantagens de ter o Sistema SAMBANET DA GETWAY:

Foto: Telas do sistema SAMBANET. (https://getway.com.br/universo-sambanet/).

SUA ABRANGÊNCIA:

O Sambanet é um ERP desenvolvido para gestão completa de empresas varejistas, operando sob conceito de computação em nuvem. Os armazenamentos de seus dadso são mantidos em Datacenters, os quais poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas ou de armazenar dados fisicamente na loja. A segurança é um dos princípios do Sambanet, dando acesso apenas a usuários privilegiados, com regulamentação e localização dos dados.

EFICIÊNCIA NO PDV/CAIXA DA LOJA:

Venda ininterrupta; Emissor de cupons fiscais eletrônicos – CF-e (NFC-e/S@T) e NF-e modelo 55; Emissor de cupom fiscal – ECF; Movimentação de caixa – suprimento e sangria; Fechamento de caixa; Compatível com qualquer leitor de código de barras – USB; Gerenciamento das bases de clientes e produtos; Busca pedidos realizados no DAV – Documento Auxiliar de Vendas; Baixa de estoque automática; Busca por código e descrição; Backup diário de dados; Histórico de vendas; Relatórios de vendas; Contas a receber; Formas de pagamentos configuráveis; Compatível com impressoras Sweda, Bematech, Daruma, Epson e entre outras.

EFICIÊNCIA NA RETAGUARDA:

Não requer servidor físico para banco de dados; Realiza backup automático; Integração nativa entre lojas; Opera em vários modelos de browsers, tablet e smartphones; Cadastros gerais; Relatórios de vendas; Relatórios gerenciais; Controle financeiro; Relatório DRE/despesas; Relatório de impostos; Orçamentos/pedidos; Análise de sugestão de compra; Cotações; Acompanhamento de estoque; Formação de preço; Entre muitas.

Além disso, posso citar mais algumas vantagens em utilizar software ERP em nuvem SAMBANET:

  • Segurança de dados;
  • Facilidade de operação;
  • Planejamento e gestão;
  • Datacenters: armazenamento de dados em nuvem;
  • Não requer servidor físico para banco de dados;
  • Backup automático;
  • Opera em vários modelos de browsers, tablets e smartphones;
  • Integração nativa entre lojas;
  • Precisão no controle de estoque;
  • Organização financeira, fiscal e gerencial;
  • Agilidade e informação no ponto de venda (PDV);
  • Relatórios gerenciais;
  • Acompanhamento de procedimentos internos;
  • Integração de todos os departamentos;
  • Velocidade de informações entre setores.
Foto: Divulgação (https://getway.com.br/)

Vou tentar explicar o que o ERP SAMBANET pode fazer por cada setor da sua loja :

ANÁLISE DOS RESULTADOS:

Saiba em tempo real como está a saúde do seu estabelecimento com o Sambanet. Tenha todos os resultados sob controle e saiba como estão se comportando seus departamentos:

  • Controladoria;
  • DRE
  • Centro de Custo;
  • Comportamento de Loja;
  • Geradores de Relatórios;
  • Envio de SMS;
  • Entre outros.

Para isso, o Sambanet oferece uma seleção de APPs específicos

SETOR ADMINISTRATIVO:

Saiba em tempo real como está a saúde do seu estabelecimento com o Sambanet. Tenha tudo sob controle e saiba como estão se comportando seus:

  • Clientes;
  • Fornecedores;
  • Estoque;
  • Vendedores;
  • Setor Fiscal;
  • Entre outros.

Para isso, o Sambanet oferece uma seleção de APPs específicos para um bom controle administrativo.

SETOR COMPRAS:

aiba em tempo real como o Sambanet pode te auxiliar na parte de compras. Tenha tudo sob controle em tempo real:

  • Compras automáticas;
  • Pedidos de Compras;
  • Gestão de Fornecedores;
  • Precificação Antecipada;
  • Cotação Local;
  • Sugestão de Compras;
  • Entre outros.

Para isso, o Sambanet oferece uma seleção de APPs específicos para um bom controle compras.

SETOR ESTOQUE:

Saiba como gerir o seu estoque em tempo real e tenha controle total do seu estabelecimento com o Sambanet. Com o Sambanet você estará por dentro de tudo com:

  • Controle de Reposição;
  • Geração de Relatórios;
  • MIP;
  • Inventário;
  • Entre outros.

Para isso, o Sambanet oferece uma seleção de APPs específicos para esta gestão total de estoque.

SETOR FINANCEIRO:

Saiba em tempo real como está a saúde do seu estabelecimento com o Sambanet. Tenha todas as suas finanças sob controle e saiba como estão se comportando suas:

  • Contas a Pagar;
  • Contas a Receber;
  • Tesouraria;
  • Fluxo de Caixa;
  • DRE;
  • Entre outros.

Para isso, o Sambanet oferece uma seleção de APPs específicos para um bom controle Financeiro.

SETOR RECEBIMENTO:

Saiba em tempo real como estão seus recebimentos de mercadorias com o Sambanet. Tenha tudo sob controle e saiba como se comportam seus:

  • Relatórios;
  • Entradas e Saídas de NF e NFC-e;
  • Formação de Preços;
  • Emissão de Etiquetas;
  • Entre outros.

Para isso, o Sambanet oferece uma seleção de APPs específicos para um bom controle de recebimentos.

SETOR VENDAS:

Saiba como o Sambanet te ajuda a vender. Tenha as ferramentas necessárias para controlar o seu processo de venda com o Sambanet:

  • PDV;
  • Controle de Vendas
  • Emissão de NFC-e;
  • Comissões;
  • Entre outros.

Para isso, o Sambanet oferece uma ampla seleção de APPs específicos para uma boa gestão de canais de venda.

SETOR FATURAMENTO:

Saiba em tempo real como faturar mais em seu estabelecimento com o Sambanet. Tenha tudo sob controle e saiba como estão se comportando seus:

  • Emissão de Boletos;
  • Emissão de Relatórios;
  • Emissão de NF-e de Saída;
  • Emissão de NF-e de Devoluções;
  • Entre outros.

Para isso, o Sambanet oferece uma seleção de APPs específicos para um bom controle.

Com o sistema SAMBANET da GETWAY Você pode economizar tempo e dinheiro, pois ele permite que você automatize processos comerciais e gerencie todos os setores da sua loja de forma eficiente. Além disso, você pode criar o relatório que deseja, sem necessidade de conhecimentos em programação, através do módulo gerenciador de informações.

Bom, pessoal! É isso… Vou encerrando por aqui, já está chegando a hora do almoço e ainda tenho alguns serviços para concluir aqui no escritório.

Se gostaram das informações que passei aqui, e desejam implantar um excelente SISTEMA ERP, entrem em contato com a GETWAY. Eu tenho certeza que não irão se arrepender.

Eu não sei como está a demanda do comercial através do número e do fale conosco que consta no site, então se quiserem um atendimento mais ágil e personalizado, entrem em contato diretamente com o WhatsApp de um dos franqueados da GETWAY, o Aurélio Silva: +55 83 9639-2871. (Clicando aqui abre direto no WhatsApp)

Então pessoal, dediquei algumas horas do meu sábado (04/03/2023) para escrever este artigo. Espero que tenham gostado e espero ainda mais que eu tenha conseguido ajudar  vocês nessa fase tão difícil da empresa, que é a escolha de um ERP para iniciar o funcionamento ou até mesmo para substituir o Sistema atual (que provavelmente está ultrapassado e obsoleto).
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