Crediário: Origem, conceito, atualidade e desvantagens.

O crediário é uma forma de pagamento que permite ao consumidor comprar produtos ou serviços à prazo em uma ou mais parcelas. É uma forma de financiamento que vem sendo utilizada há muitos anos, principalmente em lojas de departamento, empresas de eletrodomésticos e varejo alimentício.

Origem do Crediário

A origem do crediário remonta ao século XIX, quando as lojas de departamento começaram a oferecer aos seus clientes a possibilidade de comprar produtos à prazo. Na época, as lojas ofereciam aos seus clientes um bloco de anotações, que era usado para registrar as compras efetuadas e as parcelas a serem pagas.

Conceito de Crediário

O crediário é uma forma de pagamento que permite ao consumidor comprar produtos ou serviços à prazo em uma ou mais parcelas. É uma forma de financiamento que vem sendo utilizada há muitos anos, principalmente em lojas de departamento, empresas de eletrodomésticos e varejo alimentício.

Atualidade do Crediário

Atualmente, o crediário é uma das formas de pagamento mais utilizadas pelos consumidores. Além de permitir a compra de produtos à prazo, o crediário também oferece a possibilidade de pagar parcelado, o que facilita o pagamento das compras.

Desvantagens do Crediário para o lojista

Embora o crediário seja uma forma de pagamento muito utilizada, existem algumas desvantagens associadas ao seu uso. Uma das principais desvantagens é o fato de que atualmente o crediário não oferece comodidade e facilidade para o cliente controlar suas compras e do outro lado não é uma ferramenta que transmite gestão e controle por parte do lojista, principalmente quando possuem uma grande quantidade de clientes.

Conclusão

O crediário ainda é uma das alternativas para pagamento mais utilidades do país, ficando à frente do cheque, boletos e notas promissórias. Porém, com o globalização das informações, as facilidades e a internet, o crediário está se tornando uma alternativa para controle por parte dos clientes e do lojista ultrapassada e obsoleta, perdendo lugar para meios mais modernos e tecnológicos como o cartão de crédito de marca própria.